Paraíba lança campanha estadual de enfrentamento ao trabalho infantil
O principal objetivo é promover o combate às diversas formas de trabalho infantil e violações de direitos
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), lançou nesta quarta-feira (12) a Campanha Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. O evento, que este ano teve como tema ‘Viver a infância é direito de toda criança’, aconteceu no auditório do Shopping Sebrae, na Capital, em alusão ao ‘Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil’, celebrado neste 12 de junho.
A campanha contou com a parceria do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes da Paraíba (Cedca/PB) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB).
Objetivos da Campanha
O principal objetivo da Campanha Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é promover o combate às diversas formas de trabalho infantil e violações de direitos. Além disso, busca divulgar os serviços executados pela Sedh, especialmente o Disque 155, canal de denúncia do Governo do Estado.
Discurso da Secretária Pollyanna Dutra
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou a importância de políticas públicas eficazes e de uma abordagem integrada para garantir a proteção social das famílias vulneráveis. Ela ressaltou que "a necessidade de contribuir para com a renda familiar empurra as crianças para o trabalho infantil".
Relato Emocionante do Desembargador Thiago de Oliveira Andrade
O presidente da 13ª região do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, Thiago de Oliveira Andrade, emocionou os presentes ao relatar a experiência pessoal de sua família com o trabalho infantil. Ele enfatizou a necessidade de combater o discurso que normaliza o trabalho infantil, destacando que, apesar de alguns conseguirem superar essa adversidade, muitos não têm a mesma sorte.
Participação Especial de Heitor Dutra
Durante o evento, o estudante Heitor Dutra, de 10 anos, filho da secretária Pollyanna Dutra, representou as crianças e expressou sua indignação com a exploração infantil, pedindo: “respeitem as crianças!”.
Palestra sobre o Panorama do Trabalho Infantil no Brasil
O analista do IBGE na Paraíba, Eurico Barreto Sprakel, apresentou uma palestra sobre o panorama do trabalho infantil no Brasil. Ele mencionou que quase 5% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão em condições de trabalho infantil, mas alertou sobre a sensibilidade dos dados, uma vez que nem todas as famílias admitem a situação.
Presenças Ilustres
O evento contou com a presença de diversos gestores e autoridades, incluindo:
- Francisca Vieira, diretora do Sistema Único de Assistência Social (DSUAS);
- Pedro Ivo Nogueira Loureiro, superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba;
- Delano Fernandes Tavares, secretário executivo de Turismo do Estado;
- Renata Mangueira, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/PB e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/PB);
- Marília França, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes da Paraíba (Cedca/PB);
- Maria Sinharia Soares, representante do Fepeti/PB;
- Laryna Lacerda, representante da Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Paraíba (Redexi);
- Lorezo Delaini, representante da Rede Margaridas Pró-crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar-PB);
- Aline Martins, representante do Colegiado de Gestores da Paraíba.