TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Conselhão UFPB

Conselhão da UFPB define lista tríplice com chapa de Terezinha e Mônica na liderança

A dupla recebeu 75 votos, garantindo uma ampla maioria. Lucídio Cabral e João Euclides obtiveram 13 votos. Valdiney e Rita de Cássia receberam dez votos

Por Jessica Dias Publicado em
Terezinha e monica conselhao
Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

O Conselhão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) definiu hoje a lista tríplice para a reitoria da instituição, com as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega liderando a votação ao conquistarem 75 votos.

A chapa liderada por elas recebeu 76,53% dos votos, garantindo uma ampla maioria. Em segundo lugar, a chapa dois, composta por Lucídio Cabral e João Euclides, obteve 13 votos, equivalente a 13,26% do total. Já em último lugar, ficou a chapa do atual reitor, Valdiney Gouveia, e Rita de Cássia, com dez votos, representando 10,20% do total de votos.

O Conselhão, composto por membros do Conselho Superior Universitário (Consuni), do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consep) e do Conselho Curador da UFPB, reúne 108 conselheiros, dos quais 98 participaram da votação de hoje.

A lista tríplice será enviada ao presidente Lula, que terá a responsabilidade de escolher o novo reitor ou reitora da UFPB. No entanto, como já afirmado publicamente pelo presidente, os reitores e reitoras eleitos serão empossados, respeitando assim a escolha da comunidade universitária e mantendo a continuidade do processo democrático da instituição, conforme os trâmites estabelecidos.

Calendário acadêmico suspenso 

É importante ressaltar que recentemente, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) decidiu suspender parcialmente o calendário acadêmico, com 26 votos favoráveis, 7 contrários e 2 abstenções. A medida aprovada mantém apenas as atividades de formandos e pré-concluintes em estágio supervisionado, assim como o internato de medicina, enquanto as atividades de extensão e pesquisa seguem normalmente.

Quanto aos auxílios, aguarda-se um pronunciamento da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) para eventual recurso ao Conselho Universitário (Consuni) em defesa da manutenção dos auxílios sem a necessidade de justificativa.



Relacionadas