Paraíba recebe o 32º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas; evento vai mapear práticas de RH no estado
Gestores e profissionais de RH das empresas do estado podem responder questionário sobre as práticas e abordagens destacadas no empreendedorismo local.
A Paraíba receberá no dia 9 de julho de 2024 o 32º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas (CONGREPARH). O objetivo da ação está em consolidar o papel estratégico do RH no estado. Uma das novidades desta edição, é a parceria desenvolvida entre a Arttha Gestão & RH em a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Paraíba (ABRH-PB). Isso vai proporcionar um momento de análise e reflexão sobre nossa atuação no RH e sobre o momento de nossa área.
Além do tópico acima, a intenção é mapear as empresas e organizações do estado no intuito de norteá-las em direção ao RH 5.0. Em resumo, o termo refere-se a um momento de transformação digital e de integração da tecnologia em todos os aspectos da vida das pessoas. Deste modo, uma boa prática de RH incorpora esses fatores e os inclui na rotina empresarial.
Mapeamento
Um endereço eletrônico (confira abaixo) foi disponibilizado pelo evento com objetivo de mapear o caminho a ser desenvolvido. Trata-se de abordagens relacionadas a compreensão mais assertiva de como as empresas podem aumentar o seu faturamento e melhorar a sua produtividade.
O resultado será apresentado no congresso pela palestrante Fabíola Matos. Desta forma, recomenda-se aos gestores sejam o mais transparente possível.
Boas práticas
Reconhecida por adotar boas práticas de RH na Paraíba, a Energisa - companhia responsável pela distribuição de energia na Paraíba - segue atenta a transformação. Para Vania Santos, analista bussiness partner de RH, na Energica o foco está nas pessoas.
"Se nosso cliente está no centro do que nós fazemos e pensamos, as pessoas que questão aqui são a base. Por isso, a gente investe de forma consistente em desenvolvimento contínuo, no reconhecimento ao seu empenho, incentivo a inovação e em trazê-los cada vez mais para dentro do negócio", disse.
A companhia, inclusive, exercita e incentiva a participação dos colaboradores em eixos distintos, como diversidade e inclusão, onde é dado espaço aos respectivos pontos de vista. Há também a discussão a respeito do papel das mulheres - fortalecendo lideranças, além dos jovens e pessoas com deficiência. Existe também o seguimento da aprendizagem, que impulsiona as carreiras ofertando oportunidades aos 'pratas da casa'. Nas redes de desenvolvimento, foca-se no contato com o ambiente externo.
"A Energisa está em constante expansão. Nossas equipes são incentivadas a crescer com a gente. E aí para acelerar o desenvolvimento das nossas pessoas e conduzi-las à novas posições, temos sistemas de acompanhamentos de cada fase de carreira que dá clareza sobre os percussos disponíveis", concluiu.