TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Novo mercado

Energia solar: procura na Paraíba cresce 33% e estado se destaca no Brasil

Adesão dos consumidores tem sido fomentada pelo acesso facilitado à linhas de financiamento, segundo especialistas.

Por Redação T5 Publicado em
ENERGIA SOLAR 4
Estado é o oitavo maior gerador de energia solar no Brasil (Foto: Divulgação)

A Paraíba protagoniza um momento importante quando o assunto é energia solar. Um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica aponta que o estado aumentou a potência instalada de energia solar em 33%. Os dados pautam o período entre abril de 2023 a abril de 2024. Cenário que faz com que especialistas do setor direcionarem à tendência de expansão, inclusive, na maior possibilidade de acesso a financiamentos, que impulsionam o barateamento dos custos e o ritmo da transição energética.

A produção de energia solar em grandes usinas instaladas no estado destaca a Paraíba como o oitavo maior gerador do país. São 4.437 megawatts total no estado, somando o que está em operação, em construção ou já outorgado e apto para exploração. Com linhas de créditos exclusivas e preços reduzidos, instituições financeiras têm oferecido oportunidades específicas para quem deseja investir em sistemas de geração de energia solar.


Por ser uma fonte de energia limpa e renovável que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o uso das placas fotovoltaicas oferece benefícios para o bolso do consumidor. Isso consiste em autossuficiência energética, diminuindo a dependência da rede elétrica convencional e os constantes reajustes.

Em passos largos, o estado ganha posições e estabelece um papel destaque. O aumento de 33%, inclusive, tem referência à produção de energia elétrica de pequeno porte, gerada pelos próprios consumidores de forma independente - quase sempre a partir dos telhados de seus imóveis. Na Paraíba, a capacidade total de produção de energia solar fotovoltaica desse tipo saltou de 282,2 megawatts em 2023 para 374,9 megawatts em 2024.

Rentabilidade

A Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, Ana Paula Medeiros Vieira, destaca que o aumento da procura por esse tipo de financiamento está ligado aos benefícios do empréstimo, como taxas de juros competitivas, análise de crédito simplificada e ausência de burocracia. “O financiamento para nossos associados (pessoas que possuem conta no Sicredi) cobre até 100% do valor do projeto, com prazos de pagamento flexíveis de até 10 anos, dependendo da política de cada cooperativa, e inclui assessoria especializada para apoio no processo”, afirma.

Procura

A linha de financiamento oferecida pelo Sicredi é voltada para consumidores residenciais e empresas que desejam suprir suas necessidades energéticas com a energia solar. Só na instituição, de acordo com a coordenadora, houve um aumento de cerca de 30% na procura por esse tipo de financiamento nos últimos anos, impulsionado pela crescente conscientização da importância da sustentabilidade e da economia de recursos naturais. 



Relacionadas