Dois postes são derrubados por dia em acidentes de trânsito na Paraíba em 2024
No estado, foram 261 colisões em postes registradas de janeiro até maio deste ano
Dois acidentes com postes são registrados por dia na Paraíba em 2024. Somente em maio, foram contabilizadas 36 ocorrências. O levantamento é da Energisa-PB. A empresa alerta que, além dos riscos à vida nesses casos, os abalroamentos nas estruturas da rede elétrica provocam a interrupção do fornecimento de energia em residências, escolas, comércios e hospitais e transtornos no trânsito.
Conforme o levantamento, desde janeiro até maio deste ano foram registrados 261 acidentes, afetando o fornecimento de energia para cerca de 140 mil clientes. Em comparação, no mesmo período de 2023, foram contabilizados 234 acidentes, com 136 mil clientes impactados.
Responsabilidade
A instalação de uma nova estrutura substituindo a que foi derrubada pode levar de três a quatro horas. Quem paga o prejuízo é o motorista responsável pelo acidente, conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel).
O que fazer em caso de acidentes com poste?
Em caso de colisões com poste, a Energisa recomenda que deve-se evitar sair do veículo por haver risco de choque elétrico. Além do Samu (192) e do Corpo de Bombeiros (193), as equipes da companhia elétrica devem ser acionadas. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa (0800 083 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site ou pelo WhatsApp (83) 99135-5540).