Hospital Prontovida realizou mais de 40 procedimentos oncológicos em João Pessoa em 30 dias
Serviços estão sendo realizados para diminuir a alta demanda do Hospital Napoleão Laureano.
O Hospital Municipal Prontovida realizou mais de 40 procedimentos oncológicas no período de 30 dias em João Pessoa através do Ambulatório de Oncologia. Desde o dia 6 de maio, o hospital tem realizado procedimentos oncológicos e atendido a população, após a recomendação feita em fevereiro tanto o Ministério Público da Paraíba (MPPB) quanto o Ministério Público Federal (MPF).
Somado a projetos internos, e após recomendações do Ministério Público Federal e Ministério Público da Paraíba, a secretaria de Saúde de João Pessoa, começou a realizar procedimentos oncológicos, que vão de consultas a cirurgias.
No Hospital Municipal Prontovida estão sendo realizadas cirurgias para câncer de estômago, intestino, próstata, acompanhamento com oncologistas, e ainda são realizadas biópsias, além de exames de imagem . Isso acontece, para diminuir a alta demanda do Hospital Napoleão Laureano.
O secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, em entrevista concedida ao Portal T5, explica que, no Hospital Laureano serão realizados procedimentos que não conseguem ser realizados no Prontovida, como radioterapia e o tratamento de algumas leucemias.
Como conseguir atendimento?
Para ter acesso aos atendimentos do Ambulatório de Oncologia do HMP, o paciente deve procurar, primeiramente, a Central de Regulação Municipal, com solicitação médica e cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência) para triagem e encaminhamento à consulta com especialista em oncologia.
Entenda a recomendação do MPF
A recomendação foi feita em fevereiro, após a identificação de uma série de irregularidades no hospital em um relatório feito pela Controladoria Geral da União (CGU). Ela também recomenda que pacientes com câncer em situação de urgência, que não estejam recebendo atendimento devido, tenham consultas e tratamentos agendados.
O Secretário de Saúde Luis Ferreira, ainda revela ''hoje, o estado da Paraíba precisaria ter três hospitais como Laureano, enquanto tem-se apenas um. O hospital Prontovida, começa com os atendimentos para auxiliar os atendimentos do Hospital Laureano, que atende toda a Paraíba.''