TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
São João

Semam de João Pessoa recomenda fogueiras coletivas e fogos silenciosos para festas juninas

A medida visa reduzir a emissão de fumaça e minimizar os impactos na saúde pública e no meio ambiente

Por Jessica Dias Publicado em
Fogueira
Fogueiras (Foto: Rperodução/ Freepik)

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa está orientando a população sobre o uso consciente de fogos de artifício e fogueiras durante as festas juninas. A medida visa reduzir a emissão de fumaça e minimizar os impactos na saúde pública e no meio ambiente. Para isso, a recomendação é a montagem de fogueiras coletivas, substituindo a prática comum de cada residência ter sua própria fogueira, optando por uma por rua. Em relação aos fogos de artifício, é sugerido o uso de fogos silenciosos.

A iniciativa da Semam surge após a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrar, no início de maio, um aumento nos índices de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. Em resposta, a Prefeitura decretou situação de emergência até julho. 

Além das orientações sobre fogueiras e fogos, a Semam reforça a importância de observar a legislação ao comprar madeira para as fogueiras, ressaltando que só podem ser comercializadas madeiras com certificação da origem do material vendido.

O Portal T5 entrou em contato com a assessoria da Semam, que informou que os técnicos da Divisão de Fiscalização estão atuando diariamente, mesmo em feriados, verificando a documentação dos comerciantes que comprova a certificação de origem da madeira. Além disso, a equipe responde às denúncias recebidas através de seus canais de comunicação. E até o momento, nenhuma apreensão foi realizada durante as fiscalizações.

A população pode contribuir denunciando casos de poluição sonora e outras infrações ambientais através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão ou pelos telefones (83) 98214-7473 e (83) 3218-9208, o último via o chatbot Acácia da Semam, que recebe denúncias exclusivamente via WhatsApp, incluindo vídeos e mensagens.



Relacionadas