TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imposto de renda

Mais de 326 mil contribuintes paraibanos entregaram a declaração do IR

O prazo final para a entrega da declaração é 31 de maio

Por Carlos Rocha Publicado em
Receita Federal nega instabilidade para produção de nova carteira de identidade na Paraíba
Mais de 326 mil contribuintes paraibanos entregaram a declaração do IR (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 está se aproximando do fim, e os números já revelam um movimento intenso na Paraíba. Segundo o sistema de acompanhamento da Receita Federal, até as 7h30 desta sexta-feira (24), 326.074 declarações já tinham sido enviadas no estado.

O prazo final para a entrega da declaração é 31 de maio, um período que se tornou fixo a partir deste ano. Para 2024, a expectativa é que 453.827 declarações sejam entregues na Paraíba. Nacionalmente, a Receita Federal já recebeu mais de 30 milhões de declarações, mas ainda há cerca de 13 milhões de brasileiros que precisam acertar suas contas com o Leão.

A entrega da declaração começou em 15 de março e vai até 31 de maio. O novo intervalo foi estabelecido para garantir que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após o recebimento dos informes de rendimentos.

De acordo com a Receita Federal, a maioria das declarações foi preenchida por meio do programa de computador (81,4%), seguido pelo preenchimento on-line (10,7%) e pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (7,8%). O uso da declaração pré-preenchida representou 40,1% dos envios, enquanto a opção de desconto simplificado foi escolhida por 57,2% dos contribuintes.

Os contribuintes que entregaram suas declarações mais cedo estão próximos de receber o primeiro lote de restituição, que será pago no próximo dia 31 de maio. A consulta já está disponível desde as 10h desta quinta-feira.

Dentre as novidades deste ano, destaca-se o aumento do limite de rendimentos que obriga o envio da declaração, devido à mudança na faixa de isenção. Com as alterações na legislação, o limite de rendimentos tributáveis que exige a declaração subiu para R$ 30.639,90.

Apesar das mudanças, a obrigatoriedade da declaração e os valores de dedução continuarão sendo impactados por uma série de fatores, refletindo as alterações realizadas recentemente.



Relacionadas