TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Oito feridos e um morto

Condutor de caminhão que tombou em Tambaba deve responder por dolo eventual

Acidente deixou oito pessoas feridas e uma morta no Litoral Sul da Paraíba

Por Carlos Rocha Publicado em
Whats App Image 2024 05 24 at 22 56 44
Condutor de caminhão que tombou em Tambaba deve responder por dolo eventual

O delegado Paulo Martins, que atendeu uma ocorrência com muitos feridos e uma morte, na noite desta sexta-feira (24), afirmou que o condutor e o dono de um caminhão que tombou na região do Mirante da Praia de Tambaba, situada na cidade de Conde, podem responder criminalmente. O acidente mobilizou viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar no litoral sul da Paraíba.

"Ele será levado para a delegacia de Alhandra e deve responder por dolo eventual. Apesar de ele não querer esse resultado, ele sabia que poderia ocorrer devido à ação perigosa. Além de não ser habilitado, o caminhão que ele conduzia estava com os pneus todos carecas e possivelmente nunca teve revisão", disse o delegado.

O motorista, que escapou ileso de ferimentos graves, relatou que teria errado o caminho e acabou parando em Tambaba, que é uma área sem saída. Ao chegar ao Mirante, diante da falta de freio, ele manobrou o veículo para a esquerda, o que ocasionou o tombamento. Com o acidente, a carga caiu sobre as pessoas que estavam sendo transportadas, resultando em ferimentos graves.

"Quando ele desceu a ladeira com o peso da carga que estava levando, faltou o freio. Segundo ele, por não conhecer a área, ao invés de entrar para a Praia Bela, ele passou direto, vindo parar em Tambaba. Quando percebeu que o caminhão estava sem freio e que havia um barranco à frente, ele tentou tombar o veículo, e o caminhão acabou tombando. Se tivesse passado direto, todos morreriam; nem as almas escapariam", afirmou Paulo Martins.

O delegado voltou a apontar as irregularidades e imprudências por parte do dono do veículo e criticou a falta de sinalização na área.

"Foi uma tragédia, pois oito pessoas estavam em cima da carga. Pelo amor de Deus, o dono do caminhão vai responder por isso. Ele não vai ser preso em flagrante porque não estava na ação, mas responderá criminalmente. Outra falha é que não há nenhuma sinalização por aqui indicando "Proibido Caminhão". Além de ser íngreme, a ladeira tem uma inclinação que faz com que qualquer caminhão que entre tombe automaticamente", finalizou.

O acidente

O veículo, que transportava macaxeira tinha 11 pessoas a bordo, além da carga. Segundo relatos de testemunhas que participaram do resgate às vítimas, pelo menos oito pessoas foram socorridas com ferimentos para o hospital, e infelizmente, uma veio a óbito. As duas que estavam na cabine do veículo tiveram ferimentos leves.

As vítimas chegaram a ficar presas e precisaram ser retiradas rapidamente por conta do vazamento de óleo. Uma das vítimas, um trabalhador aparentando ter idade entre 25 e 30 anos, não resistiu e morreu no local. O motorista e outras duas pessoas que estavam na cabine do veículo não sofreram ferimentos graves.

Os feridos foram encaminhados pelas viaturas do SAMU e do Corpo de Bombeiros para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O delegado Paulo Masrtins afirmou que todos os trabalhadores são do município de Condado, no interior do Estado, inclusive o motorista, e estavam sem documentação.

O Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) foi acionado para realizar investigações no local e recolher o corpo do trabalhador falecido. O corpo será encaminhado ao (IPC-PB), localizado no bairro do Cristo Redentor, na capital paraibana.



Relacionadas