Condutor de caminhão que tombou em Tambaba deve responder por dolo eventual
Acidente deixou oito pessoas feridas e uma morta no Litoral Sul da Paraíba
O delegado Paulo Martins, que atendeu uma ocorrência com muitos feridos e uma morte, na noite desta sexta-feira (24), afirmou que o condutor e o dono de um caminhão que tombou na região do Mirante da Praia de Tambaba, situada na cidade de Conde, podem responder criminalmente. O acidente mobilizou viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar no litoral sul da Paraíba.
"Ele será levado para a delegacia de Alhandra e deve responder por dolo eventual. Apesar de ele não querer esse resultado, ele sabia que poderia ocorrer devido à ação perigosa. Além de não ser habilitado, o caminhão que ele conduzia estava com os pneus todos carecas e possivelmente nunca teve revisão", disse o delegado.
O motorista, que escapou ileso de ferimentos graves, relatou que teria errado o caminho e acabou parando em Tambaba, que é uma área sem saída. Ao chegar ao Mirante, diante da falta de freio, ele manobrou o veículo para a esquerda, o que ocasionou o tombamento. Com o acidente, a carga caiu sobre as pessoas que estavam sendo transportadas, resultando em ferimentos graves.
"Quando ele desceu a ladeira com o peso da carga que estava levando, faltou o freio. Segundo ele, por não conhecer a área, ao invés de entrar para a Praia Bela, ele passou direto, vindo parar em Tambaba. Quando percebeu que o caminhão estava sem freio e que havia um barranco à frente, ele tentou tombar o veículo, e o caminhão acabou tombando. Se tivesse passado direto, todos morreriam; nem as almas escapariam", afirmou Paulo Martins.
O delegado voltou a apontar as irregularidades e imprudências por parte do dono do veículo e criticou a falta de sinalização na área.
"Foi uma tragédia, pois oito pessoas estavam em cima da carga. Pelo amor de Deus, o dono do caminhão vai responder por isso. Ele não vai ser preso em flagrante porque não estava na ação, mas responderá criminalmente. Outra falha é que não há nenhuma sinalização por aqui indicando "Proibido Caminhão". Além de ser íngreme, a ladeira tem uma inclinação que faz com que qualquer caminhão que entre tombe automaticamente", finalizou.
O acidente
O veículo, que transportava macaxeira tinha 11 pessoas a bordo, além da carga. Segundo relatos de testemunhas que participaram do resgate às vítimas, pelo menos oito pessoas foram socorridas com ferimentos para o hospital, e infelizmente, uma veio a óbito. As duas que estavam na cabine do veículo tiveram ferimentos leves.
As vítimas chegaram a ficar presas e precisaram ser retiradas rapidamente por conta do vazamento de óleo. Uma das vítimas, um trabalhador aparentando ter idade entre 25 e 30 anos, não resistiu e morreu no local. O motorista e outras duas pessoas que estavam na cabine do veículo não sofreram ferimentos graves.
Os feridos foram encaminhados pelas viaturas do SAMU e do Corpo de Bombeiros para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
O delegado Paulo Masrtins afirmou que todos os trabalhadores são do município de Condado, no interior do Estado, inclusive o motorista, e estavam sem documentação.
O Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) foi acionado para realizar investigações no local e recolher o corpo do trabalhador falecido. O corpo será encaminhado ao (IPC-PB), localizado no bairro do Cristo Redentor, na capital paraibana.