Lideranças indígenas conhecem linhas de créditos de banco para potencializar negócios
Iniciativa foi realizada pelo Banco do Nordeste e reuniu líderes das cidades de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição
Um conjunto de linhas de créditos foi apresentado pelo Banco do Nordeste aos povos indígenas da Paraíba. A reunião ocorreu na Aldeia do Forte, em Baía da Traição, e reuniu representação da Funai, um pajé e cerca de 32 caciques potiguaras dos municípios de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. A reunião contou com equipe técnica do banco, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e lideranças indígenas.
As possibilidades de acesso ao crédito são voltadas para artesanato, atividades turísticas, bem como ao público de mulheres e a aplicações rurais com agroindústrias, agroflorestas e extrativismo. A linha de crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) Grupo A e do Agroamigo foram destacadas no encontro.
“Teremos três ações, dessa vez em cada cidade, para que a população apta possa saber como integrar um investimento a uma atividade em seu território, valorizando a cultura indígena e gerando inclusão financeira com esse público”, destaca o gerente do Banco do Nordeste, Keke Roseberg