Hospital de Trauma de João Pessoa realiza segunda doação de múltiplos órgãos em maio
A ação beneficiou cinco pessoas que aguardavam na lista de espera por um órgão ou tecido
Na noite deste domingo (19), o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou a segunda doação de múltiplos órgãos deste mês de maio. A ação beneficiou cinco pessoas que estavam aguardando na lista de espera por um órgão ou tecido.
O doador foi um homem de 44 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, foram realizados exames laboratoriais e de imagem que confirmaram a morte encefálica, incluindo um eletroencefalograma complementar.
Com a decisão positiva da família para a doação, a Central Estadual de Transplantes do Governo do Estado mobilizou suas equipes para a captação dos órgãos. A cirurgia começou pouco antes das 22h e se estendeu até a madrugada desta segunda-feira (20).
Os órgãos doados foram o fígado, os rins e as córneas. O fígado foi transportado para São Paulo pela Força Aérea Brasileira, onde será transplantado em um paciente de 43 anos. Os rins foram enviados para Pernambuco, beneficiando um homem de 54 anos e uma mulher de 40 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos para avaliação e posterior transplante.
Crescimento na Doação e Transplante de Órgãos na Paraíba
Na Paraíba, o cenário é positivo. A Central de Transplantes da Paraíba registrou 21 doadores de múltiplos órgãos entre janeiro e abril deste ano, representando um crescimento de 90,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando o estado recebeu 11 doações. Já o aumento nos transplantes foi de 37,5%. No primeiro quadrimestre do ano passado, foram realizadas 80 cirurgias dessa natureza. Já em 2024, esse número subiu para 110, sendo 80 de córneas, 15 de fígado, 10 de rins e cinco de coração.
Dados consolidados da Central Estadual de Transplantes revelam que, de janeiro até agora, foram realizados 120 transplantes, sendo 89 de córneas, cinco de coração, 16 de fígado e 10 de rim. Ainda há 562 pessoas na lista de espera por um transplante.