Moradores denunciam lançamento de esgoto no canal do Parque Parahyba, no Bessa
Denúncia foi feita, nesta quarta-feira (15) pelo Comitê dos Parques Parahyba
Dejetos de esgotos e larga mancha de óleo tem tomado as águas do canal do Parque Parahyba, no Bessa, provocando mau cheiro, sujeira e riscos para as espécies que existem no local. A denúncia foi feita pelo presidente do Comitê dos Parques Parahyba, Dema Macedo.
O problema, segundo Dema Macedo, vem ocorrendo com frequência há mais de um ano e a Sudema e a Seman foram acionadas várias vezes sobre o problema. “Foi acionado a Sudema e a Seman. Ficaram de averiguar. Teve uma fiscalização da Semana e eles não identificaram a origem. Ficaram de fazer uma fiscalização com a Cagepa, mas isso há quatro meses. Ontem (na terça-feira (14), enviei o vídeo para a Semam e a Sudema sobre a poluição”, disse.
O Comitê dos Parques Parahyba tem recebido frequentemente fotos e vídeos de moradores da região que frequentam o espaço. “Não podemos deixar as agressões ao meio ambiente se potenciallizar. É necessário agir rapidamente para minimizar os impactos ambientais. Como não se tem uma manutenção de limpeza nos canais se passa despercebido esse tipod e agressão ambiental, por isso, a comunidade tem um papel fundamental em denunciar e o poder público de agir”, afirmou.
Os canais dos Parques Lineares Parahyba, localizados no bairro do Bessa, fazem parte do Sistema Municipal de Áreas Protegidas (APP). Toda a área é rica em diversidade de vegetaçao e de animais. Dema Macedo destaca que, frequentemente, é possível ver animais como cágados, peixes, capivaras e lontras transitando pelo parque.
Fiscalização
Os técnicos da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estão no final da tarde desta quarta-feira (15) realizando uma vistoria no local para avaliar o dono ambiental.
De acordo com o chefe de Dvisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo, tem sido realizadas fiscalizações rotineiras nas áreas do Parque Parahyba, mas diante do problema foi feita uma fiscalização específica. A Semam vai, em parceria com a Seinfra e Cagepa, realizar uma ação de fiscalização no local para localizar a origem do cano que está despejando dejetos no local, no entanto, ainda não há uma data específica para essa ação.
A reportagem do Portal T5 procurou a Sudema, por meio da assessoria, para saber o posicionamento do órgão sobre as denúncias que teria recebido de poluição no Parque Parahyba, respondeu que a fiscalização "está na nossa pauta como um dos locais a ser averiguado".