Festincine-JP vai exibir 42 produções e terá filme estrangeiro com estreia nacional
A programação oficial, divulgada nesta terça-feira (14), destaca títulos produzidos na Paraíba e filmes internacionais
A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) promete ser um marco para o audiovisual brasileiro, com a exibição gratuita de 42 produções, entre curtas e longas-metragens, e a estreia nacional de um filme estrangeiro. A programação oficial, divulgada nesta terça-feira (14), destaca títulos produzidos na Paraíba e filmes internacionais.
Nesta edição, o Festival recebeu 665 inscrições para as mostras competitivas, das quais 36 títulos foram selecionados, incluindo produções da Paraíba, Chile, Argentina, Colômbia e França. O FestincineJP ocorrerá de 26 de maio a 1º de junho, realizado pela Prefeitura de João Pessoa através da Funjope.
Abertura e Homenagens
A abertura oficial do Festival será no dia 26 de maio, às 19h, no Centerplex, com a exibição do filme Mais Pesado é o Céu, protagonizado por Matheus Nachtergaele, um dos homenageados desta edição, ao lado do diretor paraibano Bertrand Lira e do coletivo audiovisual ¡Las Luzineides!. Cada homenageado terá uma mostra comemorativa com a exibição de seus trabalhos, incluindo os filmes ‘O vendedor de sonhos’ e ‘O tempo e o vento’ do diretor Jayme Monjardim, parceiro desde a primeira edição do Festival; ‘Trago seu amor de volta mesmo que ele não queira’ do diretor Bertrand Lira, e mais oito curtas-metragens do coletivo ¡Las Luzineides!.
Propósito do Festival
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, enfatizou o objetivo do Festival de fortalecer o audiovisual como gerador de emprego e renda. "Nosso trabalho é integrar produtores, produtoras e artistas com estúdios e grandes sistemas de produção. Esta é nossa marca. O Festival é uma ferramenta de construção de janelas mercadológicas para o produtor do audiovisual de João Pessoa", afirmou.
Estreia Nacional
Um dos destaques do FestincineJP é a exibição do filme O Último Pub, do diretor britânico Ken Loach, que terá sua estreia nacional no Festival. As sessões são gratuitas e ocorrem em duas salas no Centerplex (Mag Shopping). Os ingressos podem ser retirados com uma antecedência mínima de 30 minutos. A programação completa está disponível no site www.festincinejp.com.br.
Fortalecimento do Mercado Audiovisual
As ações de fortalecimento do mercado audiovisual, que serão realizadas na Usina Energisa, incluem atividades de formação, painéis e seminários. Destacam-se a participação de Paulo Alcoforado (ANCINE), Luísa Lucciola (Projeto Paradiso), Maria Marta (Cinema do Brasil), o cineasta André Morais e a produtora executiva francesa Clémentine Mourão-Ferreira. Representantes de 19 players nacionais, como Globoplay, NBC Universal, Moonshot Pictures, DownTown, Paris Entretenimento e Canal Brasil (que fará a cobertura do festival), já confirmaram presença no evento.
Rodadas de Negócios e Laboratório de Produção Executiva
O FestincineJP também promoverá rodadas de negócios e o Laboratório de Produção Executiva. Nesta edição, o Festival recebeu 104 inscrições para as rodadas de negócios e 28 para o Laboratório de Produção Executiva, sendo que seis projetos foram selecionados pela equipe de curadoria.
Shows Comemorativos
Além das exibições de filmes, o Festival contará com shows musicais. No dia 26 de maio, às 16h, haverá um show comemorativo com Felipe Cordeiro e Ferve, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, no Varadouro. O show de encerramento será no dia 1º de junho, às 22h, com Formiga Dub, na sala Vladimir Carvalho, na Usina Energisa.
O FestincineJP 2024 promete uma rica programação cultural, destacando a diversidade e o talento do cinema paraibano e internacional, além de oferecer oportunidades de negócios e formação para os profissionais do setor audiovisual.