Morre adolescente internado com suspeita de meningite em Campina Grande
A confirmação do diagnóstico de meningite aguarda os resultados dos exames
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de uma adolescente de 12 anos na noite de ontem, no Hospital de Trauma de Campina Grande, após ser transferida de Patos com suspeita de meningite.
Inicialmente, a jovem deu entrada no Hospital Regional de Sousa, no dia 3 de maio, apresentando sintomas como dor de cabeça, dor na nuca e sinais que indicavam possível infecção da doença. Com a agravamento do quadro, ela foi transferida para o Hospital Noaldo Leite, em Patos, onde seu estado de saúde se deteriorou ainda mais.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde e do próprio hospital, os sintomas surgiram em Sousa e se agravaram durante a internação. A adolescente foi intubada em Patos, com hemodinâmica estável, mas posteriormente apresentou quadro neurológico crítico, sem resposta aos estímulos e pupilas dilatadas, indicando um quadro inicial de morte encefálica.
A confirmação do diagnóstico de meningite aguarda os resultados dos exames que serão realizados no Laboratório Central (LACEN). Caso confirmado, este será o terceiro óbito registrado por esta doença somente este ano no estado.
A Secretaria de Saúde Estadual informou que foram notificados 48 casos suspeitos de meningite até o momento, dos quais 18 foram confirmados. Além disso, dois óbitos já foram confirmados em Campina Grande.
A região tem enfrentado um aumento nos casos da doença, com outro caso suspeito recente vindo do Hospital de Queimadas. Uma criança de 7 anos não resistiu às complicações da doença.
As autoridades de saúde seguem em alerta para evitar a propagação da doença e investigar novos casos. A população é orientada a buscar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas relacionados à meningite.