Museu Casa de Cultura Hermano José realiza evento para celebrar os museus; veja programação!
Programação da 22ª Semana Nacional dos Museus começa nesta segunda-feira (13) e prossegue até o dia 18 para lembrar o Dia Internacional dos Museus (18)
Exposições, debates, oficinas, roda de conversa e lançamento de livro marcam a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus realizada pelo Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), que começa nesta segunda-feira (13), no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é uma oportunidade a mais de ter contato com arte, memória e conhecimentos.
O acesso às atividades é gratuito e não é necessário fazer inscrição. O público, morador e visitantes de João Pessoa, tem até o dia 18, Dia Internacional dos Museus, para aproveitar a programação.
No primeiro dia da Semana Nacional dos Museus, o público vai poder conferir a exposição “Tempus”, do Coletivo Brincante de Imagens; e “Papetagem” com o artista plástico, músico e performer Chico Viola. Ambas as exposições contam com a curadoria de Ricardo Peixoto.
A outra atividade prevista será o lançamento do livro “Sítio Arqueológico Lagoa do Caju”, de autoria de Silvinha França. Na sequência, haverá uma roda de conversa com a professora Teresinha Vilela (PPGAV-UFPB-UFPE) e com o professor Robson Xavier (PPGAV-UFPB, com o tema “Arte, Educação e Pesquisa”.
A programação prossegue nos demais dias nos turnos da manhã e tarde. Expecionamente, neste ano, o museu encerrará a semana no sábado para possibilitar que as pessoas que não podem visitar o espaço durante a semana consigam participar das atividades ofertadas.
Como chegar ao museu
O Museu Casa de Cultura Hermano José fica localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805, no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa. O espaço fica aberto à visitação da população de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 8h às 16h.
Acervo de Hermano José
O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) tem o objetivo de preservar e difundir a obra e coleções do artista plástico Hermano Guedes de Melo, conhecimento artisticamente como Hermano José. O espaço abriga todo o acervo artístico, documental e bibliográfico, bem como sua residência-ateliê, transformada em museu pela UFPB.
Em seu interior, o museu abriga espaços destinados a exposições de curta e longa duração, além de uma biblioteca especializada em artes, cultura e humanidades. Em sua área externa, um palco permanente serve de espaço para apresentações artísticas das mais variadas linguagens (música, artes cênicas, audiovisual, literatura), além de um belo jardim que se impõe por sua beleza e vista ao mar.
Programação:
- Segunda-feira (13), às 8hAbertura das exposições “Tempus”, do Coletivo Brincantes de Imagens; e “Papetagem”, de Chico Viola. Lançamento do livro "Sítio Arqueológico Lagoa do Caju", de Silvinha França. Roda de conversa com o tema "Arte, Educação e Pesquisa" com os professores Teresinha Vilela (PPGAV-UFPB/UFPE) e Robson Xavier (PPGAV-UFPB).
- Terça-feira (14), às 9h
Debate "Museus, Educação e Pesquisa", com o Professor Carlos Augusto de Amorim Cardoso (Departamento de Metodologia da Educação)
- Quarta-feira (15), às 14h30Oficina de Desenho para crianças, com o professor e artista visual, Lucas Alves, e com a professora e mestranda em Artes Visuais, Mariana Lira.
- Sexta -feira (17), às 14hOficina de Pintura com o artista plástico José Pagano, professor do Cearte e da Escola Estadual Antônio Pessoa, que apresentará uma exposição com as obras dos Estudantes.
- Sábado (18)Projeto "Circular Cultural", que propõe a visitação dos espaços museologicos vinculados à UFPB.