Estabelecimentos são autuados por jogar esgoto nas praias de João Pessoa
Ação está provocando a contaminação do mar na capital paraibana.
Ao menos três estabelecimentos comerciais situados na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, foram autiados durante uma operação coordenada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Eles são apontados como responsáveis pelo despejo de esgoto no mar. Isso, inclusive, estaria provocando a contaminação das praias - que recebem indicação de impróprias para o banho.
A fiscalização ainda contou com a participação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), além da Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
A partir de agora, os estabelecimentos devem, nos próximos oito dias, solucionar o problema. Em caso de descumprimento do prazo, os estabelecimentos serão embargados. O processo será encaminhado ao Ministério Público da Paraíba. Eles poderão responder por crime ambiental.
Protesto
Em decorrência da situação, um protesto expontâneo está agendado. Denonimando como "Esgotei", o objetivo do movimento é de chamar atenção das autoridades e dos responsáveis pelos lançamentos irregulares no mar e apresentar as consequências das ações. O ato está programado para acontecer neste sábado (11), no Busto de Tamandaré, às 7h.