Núcleo da UEPB desenvolve palmilha para ajudar na prevenção de queda de idosos; veja
Segundo os pesquisadores, essa inovação tecnológica fornece informações sobre pressão do pé ao pisar, características do caminhar, postura e equilíbrio
O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com as empresas MedSênior e Primer, financiadas pela FINEP, desenvolveu uma palmilha "inteligente" denominada SenseShoes, com o objetivo de prevenir quedas na população idosa.
Segundo os pesquisadores, essa inovação tecnológica fornece informações sobre pressão do pé ao pisar, características do caminhar, postura e equilíbrio, utilizando Inteligência Artificial para análise preditiva dos dados dos usuários relacionados ao sistema músculo-esquelético e à identificação do risco de quedas em idosos.
O fisioterapeuta Lauriston Paixão, idealizador da palmilha, enfatizou que as informações fornecidas pelo produto serão essenciais para subsidiar tomadas de decisão em relação aos pacientes, visando melhorar a mobilidade e autonomia dos idosos. A SenseShoes foi oficialmente lançada na sede administrativa da empresa parceira, a MedSênior, em Vitória (ES).
Embora o foco de utilização seja em idosos, a palmilha inteligente possui outras aplicações, como a avaliação de riscos de lesão em atletas. O pesquisador destacou a importância dessa tecnologia na prevenção de quedas entre os idosos e sua aplicabilidade em outras áreas, como o monitoramento de atletas.
Com o envelhecimento da população no Brasil, a SenseShoes se torna um instrumento essencial para a prevenção de quedas nesse público, que enfrenta um alto índice de acidentes dessa natureza. A tecnologia avançada por trás da palmilha inteligente oferece insights valiosos para promover um envelhecimento ativo e saudável e reduzir os riscos de lesões.