CRM abre sindicância para apurar erro médico em cirúrgia de criança, na Paraíba
Procedimento aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
Foi aberta uma sindicância por parte do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), que apura um erro médico cometido durante a cirurgia em uma criança de seis anos no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ao Portal T5, Bruno Leandro, diretor Geral do CRM-PB informou nesta sexta-feira (26) que a instituição se “solidariza com a criança e seus familiares” e que adotou procedimentos com objetivo de identificar as responsabilidades.
A equipe médica responsável pela operação foi afastada. A menina passou por um procedimento cirúrgico na perna errada. A criança estava internada para tratar um trombo e uma celulite infeccionada. Por isso, iria fazer um procedimento cirúrgico na perna direita.
Como foi identificado?
Após passar mais de duas horas na sala de cirurgia e ao ser transferida para enfermaria, a mãe da menina identificou que os médicos realizaram o cirurgia na perna errada. Durante o procedimento os médicos chegaram a colocar pinos no membro.
Após constatar a falha, a criança voltou para o centro cirúrgico e passou por outro procedimento.
Em nota, o Hospital de Trauma de Campina Grande disse que o diretor-técnico da unidade, Flavio Daniel, determinou a instauração de uma sindicância para apurar a situação. Ainda no comunicado, o hospital informou que "toda equipe envolvida foi afastada de imediato do hospital até apuração e conclusão dos fatos".