Renove: campanha facilita emissão de carteiras estudantis na PB
Prazo para emitir com valor atual está terminando, já que há reajuste previsto para o mês de maio.
Instituições ligadas ao estudantes lançaram neste mês de abril a campanha "Renove". O objetivo é de alertar os alunos de instituições públicas e privadas de ensino sobre a importância de renovar as respectivas carteiras de estudante para o ano de 2024. O documento garante direitos fundamentais aos alunos, como a meia-entrada em eventos e no transporte coletivo/intermunicipal de passageiros.
A campanha acontece nas duas maiores cidades da Paraíba: João Pessoa e Campina Grande. É importante não perder tempo, já que existe previsão para aumento do valor da emissão no próximo mês. Quem usa o documento com emissão em 2023, inclusive, não tem mais acesso aos beneficios - já que esse perdeu validade no último dia 31.
Segundo Thiago Ferreira, gerente administrativo das entidades envolvidas na campanha, “milhares de estudantes ainda não solicitaram o novo documento, o que é preocupante, já que a carteira de 2023 perdeu sua validade no último dia 31”.
Além disso, as entidades alertam que as empresas de transporte público, representadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur), em João Pessoa, e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), iniciarão o chamamento de recadastramento estudantil. Será exigida, conforme a lei, a apresentação da nova carteirinha de 2024 para garantir o benefício da meia passagem.
Atendimento ao público
Os postos de atendimento da campanha estão localizados no Tambiá Shopping, em João Pessoa; e em Camina Grande, no terminal de ônibus. Os estudantes são incentivados a renovar suas carteiras o quanto antes para evitar transtornos e garantir seus direitos.