Onde estão os povos indígenas da Paraíba?
Os territórios indígenas preservam 80% de toda a biodiversidade do planeta, segundo o ministério dos Povos Originários.
Neste 19 de abril, o Brasil amplia olhares sobre os povos indígenas - primeiros habitantes do país. Na Paraíba, é possível encontrar remanescentes das nações Potiguara e Tabajara. O grupo especialmente está concentrado na faixa litorânea do estado. As cidades de Marcação e Baía da Traição, no Litoral Norte, são onde concentra-se o maior contingente. Mas, há também quem escolha Conde e Alhandra, por exemplo, como opção de moradia.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - dados consolidados em 2022 - há mais de 30 mil indígenas vivendo em território paraibano. Este importante grupo corresponde a quase 1% de toda população do estado. Eles estão distribuídos em uma área de 30 hectares considerada território indígena.
É salutar a indicação de que os indígenas integram as matrizes étnicas da população brasileira. Estes contribuem com a patrimônio cultural e imaterial do país. No entanto, são - de forma recorrente - alvos de perseguições e ataques.
Em pronunciamento, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ressaltou a riqueza cultural dos "305 povos indígenas que vivem neste nosso Brasil, e que fazem parte do grande mosaico de tradições e histórias de resistência do nosso país".
Sonia Guajajara também lembrou que os territórios indígenas preservam 80% de toda a biodiversidade do planeta e são as áreas onde ocorre a menor taxa de desmatamento. “Sem o nosso cuidado com o meio ambiente, a crise climática se agravaria, provocando secas, inundações, ciclones e outros eventos ainda mais severos em todo o país", disse.
Clique aqui pra ver o depoimento na íntegra.