PB tem 15 mil doses da vacina da dengue que vencem em abril e não foram aplicadas
41% das vacinas que vieram para o estado ainda estão no estoque
Mais de 15 mil doses da vacina da dengue que chegaram à Paraíba e ainda não foram aplicadas vão vencer em 30 de abril. Os imunizantes estão nos estoques das 14 cidades paraibanas que receberam as vacinas. De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, para que essas vacinas não sejam desperdiçadas, as doses devem ser redistribuídas para outros municípios do estado.
Com isso, as cidades paraibanas aptas a receberem as doses são Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal.
O remanejamento das doses deverá ser realizado pelos estados e municípios, com decisões no nível local. As doses serão redistribuídas em caráter de empréstimo, com reposição por parte do Ministério da Saúde. Ao Portal T5, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que nesta terça-feira (2) será realizado um alinhamento técnico com os municípios que irão receber as doses.
Vale lembrar que o Ministério da Saúde vai garantir a segunda dose (D2) para as crianças e adolescentes que receberam a primeira dose (D1) desse remanejamento, desde que a primeira dose esteja devidamente registrada na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Vacina
A vacina da dengue é destinada, nesse primeiro momento, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é composto de duas doses da vacina que devem ser aplicadas com intervalo de três meses.
Na Paraíba, a vacina estão disponível João Pessoa nas cidades abaixo:
- Santa Rita
- Cabedelo
- Bayeux
- Conde
- Caaporã
- Sapé
- Alhandra
- Pitimbu
- Cruz do Espírito Santo
- Lucena
- Mari
- Riachão do Poço
- Sobrado