Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
26 de Abril
Operação Fake Loan

Operação investiga fraudes em empréstimos de prefeitura na Paraíba

Ministério Público vê indícios de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados

Por Redação T5 Publicado em
Gaeco foto ascom mppb
Foto: Divulgação
ouça este conteúdo

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (18) a Operação Fake Loan, que apura fraudes em empréstimos celebrados pela gestão municipal de Curral de Cima, Mata Paraibana, a 63 quilômetros de João Pessoa.

A investigação é conduzida pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCrimp) e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), com apoio da Polícia Militar e respaldo do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o MPPB, há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

"Os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura", divulgou o MPPB.

Nesta fase inicial da operação, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal de Curral de Cima. As diligências abrangeram o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Controle Interno, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Finanças.

De acordo com os órgãos, a força-tarefa visa manter a integridade da gestão pública e combater a corrupção no Estado e, durante a ação, foi apreendido vasto material comprobatório.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Curral de Cima disse que vai colaborar com as investigações e destacou que os fatos apurados pelo MPPB são relativos ao ano de 2021, mas que, até o momento, não houve intimação para que a administração apresentasse sua defesa. A gestão municipal também disse que preza pela transparência e legalidade e que repudia práticas ilícitas.

Leia o comunicado na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, através da sua assessoria de comunicação, vem esclarecer e informar que na manhã desta segunda-feira (18) foram realizadas diligências no Município, capitaneadas pelo Ministério Público da Paraíba, tendo como alvo a sede da Prefeitura Municipal de Curral de Cima.

Importante destacar que a gestão está empenhada em fornecer todas as informações necessárias às autoridades competentes, colocando-se à disposição dos órgãos de controle para esclarecimentos que se façam necessários.

Frisa-se ainda, que apesar dos fatos descritos na denúncia serem relativos ao ano de 2021, até o presente momento não ocorreu nenhuma intimação para apresentação de defesa ou esclarecimentos.

A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade, repudiando qualquer prática ilícita.

Neste momento, a prioridade é colaborar com as investigações, a fim de que sejam esclarecidos os fatos."



Relacionadas
noscript