Imposto de Renda de 2024: saiba como destinar parte do valor a projetos sociais
É possível destinar até 3% do imposto para projetos voltados para Crianças e Adolescentes, e outros 3% para projetos com Idosos
O período de Declaração do Imposto de Renda de 2024 já começou, e junto com ele surge a oportunidade de destinar uma parte do imposto já pago para auxiliar projetos sociais em nossas cidades. Você sabia disso?
É possível destinar até 3% do imposto para projetos voltados para Crianças e Adolescentes, e outros 3% para projetos com Idosos, e o mais interessante é que você escolhe em qual cidade ou estado esse recurso será aplicado.
Mesmo aqueles que recebem restituição podem contribuir. No ano passado (2023), segundo o delegado Hamilton Sobral, da Receita Federal na Paraíba, foram destinados R$ 2,4 milhões por 1.708 contribuintes no estado. No entanto, o potencial de destinação foi muito maior, alcançando R$ 952,8 milhões.
Em 2022, em todo o Brasil, foram doados pouco mais de 282 milhões de reais, enquanto o potencial era de mais de 10 bilhões de reais.
Para realizar a doação, basta preencher a declaração pelo modelo completo e indicar a destinação na hora do preenchimento. O valor destinado será abatido do imposto a pagar ou somado ao valor a ser restituído.
O prazo para efetuar o pagamento do DARF é até 31 de maio de 2024.
Para mais informações sobre como realizar a destinação, consulte o programa do Imposto de Renda da Receita Federal e siga os passos indicados.