INSS inicia mutirão para agilizar pedidos do Benefício de Prestação Continuada na PB
Na Paraíba, oito cidades serão beneficiadas com essa iniciativa: João Pessoa, Campina Grande, Pombal, Serra Branca, Santa Luzia, Cuité e Sapé
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deram início a um importante mutirão para atender os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência na região Nordeste. A ação, que começou na última segunda-feira (11), contemplará 56 unidades sem atendimento de perícia médica na região até o dia 28 de março.
Na Paraíba, oito cidades serão beneficiadas com essa iniciativa: João Pessoa, Campina Grande, Pombal, Serra Branca, Santa Luzia, Cuité e Sapé.
Mais de 6 mil vagas foram abertas para os requerentes do BPC participarem desse mutirão. Os agendamentos podem ser realizados pelos próprios interessados através dos canais de atendimento disponibilizados, como a central telefônica 135, além do site ou aplicativo do Meu INSS.
Essa ação faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) e marca o início do Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste. O objetivo é agilizar o processo de concessão dos benefícios, priorizando as agências da Previdência Social localizadas no interior da região, proporcionando uma resposta mais rápida às pessoas que aguardam pela análise de seus requerimentos.
O superintendente regional do INSS no Nordeste, Caio Figueiredo, destacou a importância desse mutirão, ressaltando o compromisso do Ministério e do INSS em acelerar a concessão de benefícios e garantir o reconhecimento dos direitos da população. Figueiredo enfatizou também a priorização das áreas sem atendimento de perícia, visando evitar deslocamentos desnecessários, especialmente para pessoas com condições de saúde mais delicadas.