Aditivo devolve 333 mulheres e elimina 270 homens do concurso da PM e Corpo de Bombeiros
Inicialmente, o certame, que oferta 10.000 vagas, previa apenas 920 para mulheres. A distribuição, no entanto, foi considerada inapropriada
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pelo concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba, publicou um aditivo que reclassifica 333 mulheres à disputa por vagas. Em contrapartida, a medida elimina 270 homens do certame.
"O prosseguimento do concurso público se dará sem distinção entre os gêneros dos candidatos em relação à oferta de vagas. Assim, todos os candidatos, independentemente do sexo, poderão concorrer à totalidade das vagas disponíveis", destaca a publicação.
A mudança no quadro de classificação ocorre após decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente, o certame, que oferta 10.000 vagas, previa apenas 920 para mulheres. A distribuição, no entanto, foi considerada inapropriada.
Com o entendimento do ministro, o resultado preliminar do concurso teve que ser recalculado. Os candidatos têm até as 17h desta quarta-feira (6) para interpor recurso contra a nova lista.