Falta de planejamento é uma das principais causas da inadimplência, diz especialista
O advogado financeiro Thiago Vieira falou sobre o assunto no programa Tambaú Imóveis e Negócios
Um dado alarmante vem chamando a atenção dos especialistas em finanças: o número de inadimplentes no país teve um aumento de mais de 3% em janeiro deste ano em comparação com dezembro de 2020. Essa informação foi divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, vinculada ao SPC Brasil, e indica que as dívidas atingiram mais de 66 milhões de brasileiros.
Para entender melhor esse cenário preocupante, o apresentador do programa Tambaú Imóveis e Negócios, Gerardo Rabelo, entrevistou o advogado especialista em Finanças, Thiago Vieira. Ele explicou que esse aumento de inadimplência é comum nos meses de dezembro e janeiro, período em que há um aumento nas despesas, incluindo gastos com material escolar, matrículas escolares, impostos como IPTU e IPVA, entre outros.
Ele ressaltou ainda que diversas situações de falta de planejamento financeiro levam as pessoas ao endividamento. Thiago compartilhou sua própria experiência, destacando que um dos motivos que o levaram à situação de inadimplência foi a falta de equilíbrio financeiro ao longo do ano, além de investimentos mal sucedidos.
Quanto às principais causas do endividamento, Thiago apontou a falta de planejamento financeiro e a precipitação em realizar sonhos sem considerar a real capacidade de pagamento. Ele também destacou uma mudança importante no Código de Defesa do Consumidor em 2020, que trouxe uma responsabilização maior para as instituições financeiras em casos de superendividamento.
Além de trazer consequências financeiras, o endividamento pode afetar negativamente a saúde mental das pessoas, contribuindo para o aumento de casos de depressão, ansiedade e até divórcios.