Prejuízos causados pela chuva podem ser ressarcidos; veja como
De acordo com especialistas em direito civil, os danos causados pelas chuvas podem ser ressarcidos
As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de João Pessoa nas últimas 48 horas causaram diversos transtornos, deixando um rastro de prejuízos e interrupções no fornecimento de energia. Muros que tombaram, árvores e postes caídos acabaram gerando transtornos à sociedade e prejuízos financeiros aos proprietários.
De acordo com especialistas em direito civil, os danos causados pelas chuvas podem ser ressarcidos, mas é necessário analisar cada caso concreto. No caso das árvores caídas, é importante verificar se houve alguma notificação aos órgãos competentes sobre o risco de queda e se o ente público responsável pela manutenção e conservação agiu de forma adequada.
Além dos danos materiais, a tempestade comprometeu o fornecimento de energia na região metropolitana, afetando mais de 120.000 clientes. Segundo a Energisa, responsável pelo fornecimento de energia na região, 80% dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido imediatamente através de equipamentos automatizados. O restante foi alvo de um plano de contingência que triplicou a força de trabalho desde a madrugada, resultando em apenas 3% dos clientes ainda sem energia.
A empresa emitiu uma nota orientando os consumidores a retirarem os equipamentos das tomadas durante tempestades e a evitarem se aproximar de estruturas energizadas. Em caso de cabos partidos na rua, é fundamental manter a distância e acionar os canais de atendimento da empresa.