TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
secretaria de fazenda

Vendas do comércio varejista na Paraíba têm aumento de 9,30% em janeiro

Os dados são consolidados pelo Núcleo de Documentos Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB)

Por Carlos Rocha Publicado em
Veja o que abre e o que fecha em João Pessoa no 2º jogo do Brasil na Copa
Vendas do comércio varejista na Paraíba têm aumento de 9,30% em janeiro (Foto: Arquivo/ Portal T5)

As vendas do comércio varejista no Estado da Paraíba registraram um crescimento significativo no primeiro mês do ano, conforme dados consolidados pelo Núcleo de Documentos Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB).

Em janeiro de 2024, as vendas do varejo atingiram a marca de R$ 3,593 bilhões em notas fiscais eletrônicas ao consumidor, representando um aumento de 9,30% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o valor registrado foi de R$ 3,287 bilhões.

O levantamento da Sefaz-PB utiliza como base o volume do faturamento dos estabelecimentos comerciais com inscrições estaduais, por meio das emissões de Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e).

Além do aumento no faturamento, o número de emissões de NFC-e também apresentou um crescimento significativo. Em janeiro de 2024, foram emitidas 36,853 milhões de notas fiscais eletrônicas ao consumidor, um aumento de 9,14% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o total foi de 33,764 milhões.

No que diz respeito às inscrições do setor, o comércio varejista se destaca como a atividade econômica com o maior número de inscrições estaduais na Sefaz-PB. São 117.520 inscrições, o que representa 64,36% do total de inscrições. Dentre essas, a maioria são optantes do Simples Nacional, incluindo o MEI, totalizando 107.1 mil. Em seguida, estão as empresas no regime Normal, com 6.355 inscrições, e as empresas Substitutas Tributárias (ST), com 941 estabelecimentos.



Relacionadas