Gestão deve se reunir com médicos em Bayeux nesta quarta-feira (14)
Reunião acontece após anúncio de paralisação pela categoria
Os médicos que trabalham para a Prefeitura de Bayeux, município da regiãometropolitana de João Pessoa, anunciaram para esta segunda-feira (12) uma paralisação nas atividades e sinalizaram como causa salários atrasados e falta de estrutura nas unidades de saúde. Apesar do aviso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) seguia com atendimento normalmente, assim como na maternidade.
Nos postos de saúde da família, os atendimentos só retornarão na quinta-feira (15), devido a um decreto municipal relacionado às festividades de Carnaval. Apesar disso, o Sindicato dos Médicos informou que a paralisação não foi suspensa e que pode não ter sido tão sentida por causa do decreto de ponto facultativo, que suspendeu o serviço em alguns setores, como a atenção básica, já que os serviços de urgência e emergência foram mantidos.
Segundo a gestão de saúde do município, a falta de pagamento dos médicos foi resolvida após uma reunião entre o sindicato da categoria e representantes da empresa terceirizada responsável pelo repasse dos salários. O presidente do sindicato dos médicos, Tarcísio Campos, explicou que o pagamento será efetuado de acordo com um documento que detalha os procedimentos e garante os direitos trabalhistas dos profissionais.
A secretária de Saúde do município, Tatiana Lúcia, afirmou que a gestão está comprometida em regularizar os pagamentos dos profissionais de saúde no quinto dia útil de cada mês. Ela também destacou que está investigando denúncias de assédio moral e se comprometeu a garantir condições dignas de trabalho para os médicos e demais profissionais da saúde.
"Apesar das preocupações iniciais, a população de Bayeux pode ficar tranquila quanto à continuidade dos serviços de saúde, que incluem atendimentos do SAMU 24 horas, funcionamento do Hospital Materno Infantil e da UPA. A reabertura dos postos de saúde da família está prevista para quinta-feira", disse a secretária.
Uma reunião foi agendada para quarta-feira (14) entre os médicos e a gestão municipal.
"O compromisso da gestão é assegurar que todos os profissionais de saúde recebam seus salários em dia, independentemente de serem contratados efetivos ou terceirizados". acrescentou a secretária.
A secretária de Saúde enfatizou o comprometimento da administração em resolver os problemas enfrentados pela categoria e garantir um ambiente de trabalho adequado para todos os profissionais da saúde em Bayeux.