Preparação da Seleção Brasileira de futebol de cegos será na Paraíba
Mudança temporária acontece em preparação aos jogos olímpicos de Paris 2024.
A Seleção Brasileira de futebol de cegos vai ficar em João Pessoa durante os próximos sete meses. A capital paraibana será a residência dos atletas durante a preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 - que acontecerão em agosto. Na França, o Brasil buscará o sexto título paralímpico – já que é o único ganhador desde 2004, em Atenas, quando o futebol de cegos foi inserido na grade do evento.
Ao todo, 15 atletas compõem o elenco convocado. Vale lembrar que parte já reside na capital paraibana, além da maioria da comissão técnica. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o objetivo principal é tornar os treinamentos com bola rotina de todos os atletas - o que não acontece normalmente porque a maioria das equipes da modalidade se reúne eventualmente para suas atividades.
Foi definido que o time brasileiro vai treinar de segunda a sábado, sempre em dois períodos, no Instituto de Cegos da Paraíba. A instituição é um dos Centros de Referência do CPB.
Fábio Vasconcelos, técnico da equipe, enfatizou que o objetivo é fortalecer o entrosamento. "Esta Seleção permanente será apenas até agosto. Depois da Paralimpíada, cada atleta volta para casa e as fases de treinamento acontecerão como sempre, no CT Paralímpico, em São Paulo. O objetivo principal é ter mais contato com bola. A maioria dos times no Brasil não faz isso. Estamos vendo que outros países estão evoluindo, encostando na gente, e alguns já fazem esse trabalho diário juntos", afirmou.
Leia mais: