Na Paraíba, ministro da previdência fala em reduzir a espera de 47 para 30 dias
O ministro destacou que, embora haja melhorias, a resolução dos desafios demanda tempo e esforço contínuo
Durante a cerimônia oficial de inauguração da reforma e ampliação da agência do INSS em Sousa, no Sertão paraibano, o ministro da Previdência Carlos Lupi abordou os esforços empreendidos pelo atual Governo Federal para reduzir o tempo de resposta nas filas de espera dos cidadãos que solicitam benefícios.
De acordo com Lupi, ao assumir a Previdência, havia uma demanda reprimida de aproximadamente 2 milhões de pessoas e um tempo médio de espera de 80 dias. Atualmente, esse número reduziu para 1,5 milhão de pessoas, com uma média de 47 dias para resposta ao usuário. A meta do Ministério da Previdência é alcançar uma média de 30 dias de espera.
Lupi ressaltou que a busca por benefícios como auxílio doença, salário maternidade e BPC contribui para a constante demanda. Ele destacou o compromisso de proporcionar uma resposta em até 30 dias até o final do ano.
Ao ser questionado sobre a suposta promessa de zerar a fila, Lupi esclareceu que seu compromisso era colocar a fila em 45 dias, dada a contínua entrada de aproximadamente 1 milhão de novos pedidos por mês. Ele sublinhou a necessidade de aprimorar a área de informática e perícia médica, apontando a distância geográfica como um desafio, especialmente no Nordeste.
O ministro destacou avanços, como a criação de uma agência mais próxima da população e a implementação de um sistema de telemedicina para atendimento remoto. Ele reforçou que, embora haja melhorias, a resolução dos desafios demanda tempo e esforço contínuo.