Caravelas no verão: saiba como evitar acidentes nas praias da Paraíba
Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes com caravelas
Com a chegada do verão, as praias do Litoral paraibano se tornam um refúgio para turistas e moradores nos dias ensolarados. Mas é importante lembrar que a presença das caravelas e águas-vivas nas praias da Paraíba nesta época do ano podem representar perigo e estragar o passeio de alguns. Por isso, você sabe o que fazer quando observar ou tiver contato com essas espécies?
Ao Portal T5, o aspirante Nunes, do Corpo de Bombeiros explicou que o aumento de casos envolvendo caravelas e águas-vivas é comum nessa época do ano, principalmente, pela preferência dessas espécies por águas quentes. Assim, com o aumento da temperatura do mar, a população desses organismos marinhos também cresce. “Outra situação é que a Grande João Pessoa é protegida por uma barreira de corais e essa barreira de corais é o habitat natural dessas espécies”, disse.
Recomendações
As caravelas são reconhecidas por sua coloração roxa, tom azulado e um característico bolsão de ar. A toxina liberada por essas espécies pode causar ardor, queimaduras e coceira na pele, por isso é fundamental não mexer no animal ou tentar tocá-lo.
“Outra recomendação é utilizar camisas UV de manga longa, porque elas acabam colocando uma proteção a mais, evitando com que essas espécies não entrem em contato diretamente com a pele”, sugeriu o aspirante Nunes.
O que fazer em caso de contato com caravelas?
Em caso de exposição e contato com caravelas e águas-vivas, a recomendação é lavar a área afetada com vinagre ou água salgada, sem esfregar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, outros métodos, como aplicar gelo ou álcool na área afetada podem intensificar a reação da toxina.
Em situações de emergências, a população pode procurar ajuda nos postos de guarda-vidas, espalhados pelas praias da Paraíba.