Verão começa com solstício; veja o que muda no seu dia
Estação mais quente do ano deve contar com interferência do fenômeno El Niño em 2023.
Começou o verão! O início da estação mais quente do ano aconteceu às 00h27 nesta sexta-feira (22). O período tem como característica o aumento da temperatura além dos índices pluviométricos consideráveis. A estação segue até às 00h06 do dia 20 de março de 2024. Neste primeiro dia da estação, inclusive, ocorre o solstício de verão.
O que é o solstício de verão?
O geógrafo Ericson Torres, professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Monteiro, explica que o solstício é o momento em que o sol “atinge o maior grau de afastamento angular da linha do Equador em seu aparente movimento no céu”.
O especialista sinaliza que o movimento é aparente porque: “não é o sol que está se movimentando, mas a terra que executa o movimento de translação ao redor do sol. Nesse movimento, que acontece durante um ano, temos essa alteração das estações em quatro datas. Então, o solstício tem a ver com esse movimento”.
Em resumo, um dos hemisférios da terra recebe, durante duas vezes no ano, uma maior incidência do sol. “Nesse dia, no dia 22 de dezembro, teremos o dia mais longo do ano e a noite mais curta”.
Verão no Nordeste
Sem deixar de lado temperaturas acima dos 30ºC, o verão no Nordeste deve ser marcado por impactos do El Niño, reduzindo o percentual de chuvas para o período.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar acima da média histórica principalmente em estados como Maranhão e Piauí.
Leia mais: