'Dezembro vermelho': ações em João Pessoa buscam conscientização sobre HIV
Programação do HULW tem como objetivo disseminar informações sobre o vírus, formas de contágio, doença e tratamentos.
Esta sexta-feira (1º) é marcada pelo dia de conscientização sobre HIV e Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida pelo vírus HIV). Tem início também a campanha denominada como Dezembro Vermelho, a fim de estimular o conhecimento e prevenção ao vírus.
Em alusão a campanha, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, realiza oficinas, rodas de conversa, exposições e jogos interativos a fim de disseminar informações sobre o vírus, formas de contágio, doença e tratamentos. Com o tema “Deixem as comunidades liderar”, o hospital oferta ativações para destacar o papel das lideranças que trabalham com pessoas vivendo com HIV (vírus causador da Aids). O evento acontece durante este mês.
De acordo com a Pfizer, apesar de ser celebrada anualmente desde 1988, no Brasil ainda há falta de conhecimento sobre o vírus, as formas de contágio, da doença e dos tratamentos.O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), estima que toda semana cerca de 5 mil jovens mulheres entre 15 e 24 anos de idade são infectadas por HIV. Em 2020, 1,5 milhão de pessoas contraíram o vírus, e 690 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à Aids no Brasil.
Dezembro Vermelho
A campanha, instituída pela lei 13.504/2017, reflexos em praticamente todas as instituições ligadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Conforme orientação das autoridades de saúde, a campanha pode ser feita por um conjunto de atividades relacionadas ao tema, com foco no enfrentamento ao HIV/Aids e demais ISTs, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando a administração pública e entidades da sociedade civil.
Leia mais: