Polícia Federal apreende mais de 37 mil comprimidos de Artane na Paraíba
Foram apreendidos 37.500 comprimidos de Artane, distribuídos em 2.500 cartelas, além de 75 gramas de cocaína
A Polícia Federal em João Pessoa efetuou a prisão em flagrante de um homem de 20 anos, na tarde desta quarta-feira (6). Ele foi encontrado em posse de expressiva quantidade de medicamentos controlados. Foram apreendidos 37.500 comprimidos de Artane, distribuídos em 2.500 cartelas, além de 75 gramas de cocaína.
O Artane, conhecido popularmente como "aranha", é o nome comercial do cloridrato de triexifenidil, uma substância regulamentada pela Anvisa devido a seus efeitos psicotrópicos e alucinógenos. Normalmente prescrito para o tratamento da Doença de Parkinson, o medicamento possui um efeito inibitório direto sobre o Sistema Nervoso Parassimpático.
A surpreendente apreensão foi resultado do envio dos comprimidos de Artane por via postal, originados na cidade do Rio de Janeiro e destinados a João Pessoa. Esta ação configura-se como uma das maiores apreensões desse tipo de medicamento já realizadas no Brasil.
O indivíduo detido está sujeito ao crime de tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a até 15 anos de reclusão. As autoridades seguem investigando as circunstâncias da apreensão e o possível envolvimento de outros indivíduos neste caso.
Leia também: