Iphaep aprova demolição do antigo Hotel Tropicana; espaço será sede da DPE
Parecer favorável foi emitido por Pedro Santos, relator do processo.
Foram aprovados os projetos de demolição do Hotel Tropicana localizado no centro de João Pessoa. A unidade dará espaço à nova sede da Defensoria Pública do Estado. A aprovação ficou por conta do Conselho Deliberativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). A reunião aconteceu nesta quarta-feira (6).
A matéria tem relatoria de Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura. Ele emitiu parecer favorável aos projetos elaborados pela equipe de engenharia e arquitetura da DPE-PB.
Madalena Abrantes, defensora pública-geral da Paraíba informou que a aprovação dos projetos é motivo de celebração para a instituição, que poderá concentrar, em um só prédio, todo o atendimento da Defensoria na cidade de João Pessoa.
“A Defensoria sofre com um problema crônico de instalação. O único prédio da instituição mal comporta os setores administrativos e o atendimento ao público é feito de forma precarizada, em prédios alugados”, pontuou.
Histórico
O antigo prédio do Hotel Tropicana foi cedido à DPE-PB em 2018 pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), mas a estrutura da edificação não atende às necessidades da Defensoria, além de ter sido condenada por um corpo técnico.
O esvaziamento do Centro da cidade também preocupa outros poderes, como o Legislativo e o Judiciário. A instalação da Defensoria nas Trincheiras tem apoio da Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Agora, a próxima etapa envolve a oficialização e o planejamento detalhado do projeto.
Leia mais: