TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
imunização

Confira onde se vacinar contra a Covid-19 em João Pessoa

A nova dose de reforço contra a Covid-19 (Bivalente) é para dois grupos prioritários

Por Carlos Rocha Publicado em
Crianças com deficiência, indígenas e quilombolas têm prioridade.
Crianças com deficiência, indígenas e quilombolas têm prioridade. (Foto: PMJP)

Nesta segunda-feira (11), a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa inicia uma nova etapa de imunização, disponibilizando a nova dose de reforço contra a Covid-19 (Bivalente) para dois grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade. A aplicação é destinada a quem recebeu a última dose da vacina há mais de 6 meses, com devido registro da dose. Além disso, os profissionais de saúde continuam garantindo as doses iniciais para aqueles que ainda não iniciaram o esquema vacinal ou necessitam complementar a proteção já iniciada.

A recomendação para a administração da nova dose veio por meio de nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), considerando os riscos de surgimento de novas variantes que podem alterar repentinamente o cenário epidemiológico da doença.

As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. A vacina Bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única) e agora é recomendada uma nova dose para o novo grupo de idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos. É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para receber o imunizante.

O grupo de maior risco inclui idosos e imunocomprometidos, como pessoas vivendo com HIV, transplantadas, em uso de imunossupressores, com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, e pessoas com neoplasias hematológicas.

Todos os imunizantes das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

A documentação necessária para receber a vacina contra Covid-19 inclui um documento oficial e o cartão de vacina, comprovando outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Para a vacinação contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Os locais de vacinação nesta segunda-feira (11) incluem Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunização, Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul, Shopping Tambiá, além da opção de vacinação domiciliar, com agendamento pelo WhatsApp (83) 98645-7727, no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os horários de funcionamento variam conforme o local, cobrindo diferentes turnos ao longo da semana e sábado.

Leia também:



Relacionadas