Casal de Pernambuco é preso em João Pessoa suspeito de golpe
A ação criminosa consistia em ligações fraudulentas para comerciantes
Um casal oriundo de Pernambuco foi detido na capital paraibana, nesta quinta-feira (14), sob a suspeita de praticar o golpe do cheque. A ação criminosa consistia em ligações fraudulentas para comerciantes, nas quais os suspeitos se faziam passar por juízes, intimidando as vítimas e solicitando a antecipação do valor do cheque.
De acordo com informações do delegado de defraudações, as vítimas eram comerciantes da cidade de Sapé que recebiam cheques, faziam o depósito ou transferência, e, posteriormente, eram contatadas por uma mulher que se apresentava como juíza. A suposta juíza alegava que o cheque havia sido colocado com data antecipada e propunha resolver o problema entregando um novo cheque com data futura.
Duas vítimas, preocupadas e intimidadas pela suposta autoridade judiciária, concordaram em encontrar o casal em João Pessoa. Ao se encontrarem, a mulher repassou um cheque sem fundo ou fraudado, recebendo imediatamente o valor, seja em dinheiro ou através de pix. O valor foi creditado na conta do homem que a acompanhava, identificado como motorista de motorista de aplicativo.
A mulher detida possui extensa ficha criminal, com diversos casos semelhantes registrados em Pernambuco. Ambos estão respondendo por estelionato eletrônico e falsidade ideológica. A Polícia Civil encaminhou os suspeitos para a carceragem da central de polícia e representou pela prisão preventiva da mulher, considerando seu histórico e a prática reiterada do mesmo crime.
O delegado destacou que a menor participação do homem será investigada ao longo das apurações. Ressaltou ainda a necessidade de atenção por parte do público, lembrando que ninguém é obrigado a conhecer todas as áreas do direito, e recomendou que as pessoas tratem diretamente com os oficiais de justiça em caso de intimação, evitando a exposição pública desnecessária.
Leia também: