Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
AFIRMA INSTITUIÇÃO

Quedas lideram atendimentos no Hospital de Trauma de João Pessoa

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (24)

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Dados foram divulgados nesta sexta-feira (24)
Dados foram divulgados nesta sexta-feira (24) (Foto: Freepik)
ouça este conteúdo

De janeiro a novembro deste ano, o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa atendeu 12.735 pessoas que sofreram quedas. Neste mesmo período, em 2022, foram atendidas 11.722, o que representa um aumento de 10% nos casos. De acordo com a instituição, este tipo de caso lidera os atendimentos no hospital.

Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, várias fatores influenciam para os altos números. “Como a nossa unidade de saúde é referência para vítimas de trauma, recebemos mensalmente uma média de 1.300 pacientes, que sofrem algum tipo de queda. Segundo o nosso levantamento, o mês de julho teve o maior número de entradas com 1.359 pessoas. O período de férias contribui para o aumento de práticas esportivas pelo público infanto-juvenil, envolvendo maior risco de quedas e acidentes, podendo levar o paciente a sofrer fraturas e lesões”, ressaltou.

Laecio Bragante explicou que há uma preocupação constante com relação às quedas entre idosos. “Criamos o Centro de Assistência Avançada do Trauma do Idoso [CAATI], o único centro do Norte/Nordeste voltado exclusivamente para esse tipo de tratamento. Nosso trabalho é para que o idoso permaneça, no máximo, cinco dias em nossa unidade de saúde. Esse tempo de permanência curto torna-se muito significativo, uma vez que, o idoso, quando fica muito tempo no leito, pode ficar mais debilitado”.

O ortopedista da unidade de saúde, Caio Costa, explica que há dois perfis de pacientes que entram no hospital vítimas de queda e que sofrem traumas. “Podemos classificar o paciente por dois tipos: baixa e alta energia. O primeiro é decorrente de acidentes domésticos e quedas simples. Já o segundo costuma acontecer em acidentes de carro, colisões esportivas em competições de alto nível e quedas de grandes alturas, principalmente no público jovem”, frisou.

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Leia também:



Relacionadas
noscript