UEPB diz que vive 'onda de denúncias' contra servidores; professor é afastado
Universidade criou uma Comissão Extraordinária para dar investigar casos de denúncia de assédios
O professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) denunciado por assédio contra uma aluna foi afastado das funções na instituição. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da unidade de ensino ao Portal T5 nesta terça-feira (28). A assessoria ainda afirmou que outras estudantes denunciaram o mesmo professor e todas as queixas são investigadas. A quantidade de registro, no entanto, não foi informada.
Ao T5, a UEPB disse que a primeira denúncia registrada “desencadeou uma onda de outras denúncias com outros professores e servidores” da instituição. Todos os registros estão sendo apurados por uma Comissão Extraordinária, criada para dar celeridade aos casos de denúncia de assédios cometidos na universidade.
Ações
Nessa segunda (27), a Reitoria da UEPB definiu algumas ações para facilitar as denúncias e garantir a investigação dos casos de assédios na instituição. Entre eles, a criação de uma Equipe Suplementar para dar suporte à Comissão Permanente de Inquérito Administrativo (CPIA) nos assuntos relativos aos assédios.
Além da criação de um canal específico para acolher denúncias de assédios e LGBT+ fobias, que funcionará por um tempo determinado, iniciando pelo Campus V, em João Pessoa. Esse canal ficará sob a responsabilidade dessa Comissão Extraordinária.
Foi definido também que, posteriormente, será divulgado no Portal de Transparência da Instituição um relatório dos processos que estão em curso e o status de tramitação correspondente.
Leia também: