PB tem maior queda de vendas do comércio no Brasil
Estudo do IBGE usou como base o mês de agosto e divulgado nesta quarta-feira (18)
Os paraibanos foram menos às compras durante o mês de agosto, em comparação com o resto do país, é o que afirma o novo relatório divulgado nesta quarta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve resultados negativos em 20 das 27 Unidades da Federação.
Além da Paraíba, Alagoas e Amapá ficaram no top-3 destaques negativos do volume de vendas do comércio no Brasil.
De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, a variação é identificada como estabilidade. "Excluindo-se janeiro (4,0%) da série histórica de 2023, a maior parte dos indicadores mostra estabilidade. Com exceção de março, com alta de 0,7%, maio, com queda de 0,6% e julho com alta de 0,7%, todos os demais meses indicaram variações próximas a zero ou seja, foram quatro meses de estabilidade e três de volatidade baixa. A leitura para agosto é estabilidade, após um alta de baixa amplitude (0,7%) em julho”
No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram alta: 10,8% e 8,8%, respectivamente. Já Material de construção variou -0,5% em agosto de 2023 na comparação com agosto de 2022.
Leia também: