Navio Rebocador é aberto à visitação em Cabedelo nesta quinta (7)
A visitação é gratuita, estará disponível das 9h às 16h, e os interessados serão atendidos por ordem de chegada
Nesta quinta-feira, 7 de setembro, em comemoração à Semana da Pátria, o Rebocador de Alto-Mar "Triunfo", pertencente à Marinha do Brasil, estará atracado no ROTAMAR Terminal Pesqueiro, em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, e será aberto à visitação pública gratuita. O evento proporciona uma oportunidade única para que a comunidade local e visitantes conheçam de perto esse importante navio da Marinha.
A visitação estará disponível das 9h às 16h, e os interessados serão atendidos por ordem de chegada. Mesmo aqueles que ainda estiverem na fila quando os portões se fecharem terão a chance de acessar o navio até o pôr do sol, momento em que a tripulação do "Triunfo" conduzirá o cerimonial à bandeira.
O Rebocador de Alto-Mar "Triunfo", anteriormente conhecido como "Sorocaba", é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. O primeiro "Triunfo" foi adquirido dos Estados Unidos em 1947 e serviu ao país até 1985. Atualmente, o "Triunfo" está subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, sediado em Natal-RN.
A principal missão do RbAM "Triunfo" é realizar operações de socorro e salvamento na área de responsabilidade do Comando do 3º Distrito Naval, que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além dos arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo e a Reserva Biológica do Atol das Rocas.
O navio, construído no Brasil pela ESTANAVE – Estaleiro da Amazônia S/A, em Manaus, inicialmente como um "supply boat" (navio de apoio), foi lançado ao mar em 2 de setembro de 1979. Em maio de 1984, o Estado-Maior da Armada estabeleceu os requisitos para sua conversão em Rebocador de Alto-Mar, e ele foi incorporado ao Serviço Ativo da Armada em 23 de julho de 1986.
Algumas características do Navio "Triunfo":
- Comprimento: 55,4 metros
- Boca: 11,6 metros
- Calado: 3,9 metros
- Deslocamento: 1.680 toneladas com plena carga
- Velocidade máxima: 7,5 nós
- Comandante: Capitão de Corveta Vicente Mariano Dias
- Tripulação: 48 militares (8 Oficiais e 40 Praças)
A Marinha do Brasil convida a todos para conhecerem de perto esse importante patrimônio naval e celebrar a independência do Brasil. É uma oportunidade para entender mais sobre a atuação da Marinha em prol da proteção das riquezas do país e do bem-estar da população.
Leia também: