Oito em cada dez paraibanos não tomaram a vacina bivalente contra Covid-19
Mais de 2,4 milhões de paraibanos não se vacinaram com o imunizante bivalente contra a Covid-19
Oito a cada dez paraibanos não tomaram a vacina bivalente contra a Covid-19. Na Paraíba, apenas 16,7% da população apta para receber o imunizante foram vacinados. No estado, mais de 2,9 milhões de pessoas deveriam estar protegidas com a vacina bivalente. Os dados são do Painel de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A situação da Paraíba não é muito diferente de outros estados do Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país não atingiu nem 20% da meta de vacinação com o imunizante bivalente contra a Covid-19. Vale lembrar que estão aptos a receber o imunizante bivalente todos os brasileiros maiores de 18 anos que tenham completado o ciclo inicial com as duas doses da vacina, respeitando um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose.
Os baixos índices de vacinação chamam a atenção e preocupam autoridades de saúde em estados onde centenas de novos casos de Covid-19 voltam a ser notificados, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo. Na Paraíba, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, não é observado um aumento de casos de Covid nas últimas semanas. Mas ele reconhece: “Nossa cobertura permanece baixa, infelizmente”.
O secretário, no entanto, não informou se a SES planeja uma nova ação para ampliar a cobertura com a vacina bivalente.
Onde se vacinar
A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível nas Unidades de Saúde das cidades paraibanas. Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS.
Leia também: