Número 192 do Samu-JP está inoperante; saiba como acionar serviço
Samu de João Pessoa atende através de dois números alternativos; saiba quais
Quem tentou ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de João Pessoa (Samu-JP) nas primeiras horas desta sexta-feira (15), através do 192, não conseguiu completar a ligação. Isso porque o número encontra-se temporariamente indisponível. O motivo não foi informado.
Enquanto o 192 não volta a operar, o Samu-JP atende chamados através de três contatos alternativos, que são os números (83) 3213-7509, 3213-7510 e 3213-7515.
Ao Portal T5, a Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que o número 192 "passa por instabilidade". A assessoria da pasta não disse, no entanto, o motivo e a previsão de retorno do serviço.
Quando chamar o Samu?
O Samu atende diversas ocorrências, como urgências traumatológicas, psiquiátricas, obstétricas, pediátricas e clínicas, a exemplo de intoxicação, queimaduras graves, trabalho de parto com risco para a mãe ou para o bebê, quedas e crises convulsivas. Sempre que este tipo de urgência acontecer, o serviço deve ser acionado de imediato.
De acordo com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, um atendimento é considerado socorro quando as ambulâncias e motolâncias são despachadas para atender uma ocorrência. Já a orientação acontece quando um usuário faz um chamado e, como o caso não é grave, o médico da equipe faz o atendimento por telefone.
*Matéria atualizada às 6h45 para acréscimo de informação.
Leia também: