TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Domingo

Saiba quem pode votar na eleição para conselheiro tutelar de João Pessoa

João Pessoa conta com 35 pontos de votação. Pleito ocorre no domingo.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
O conselheiro tutelar é o profissional responsável por garantir a defesa e os direitos da criança e do adolescente
O conselheiro tutelar é o profissional responsável por garantir a defesa e os direitos da criança e do adolescente (Foto: Divulgação / PMJP)

Será realizada no próximo domingo (1º) a votação para escolha dos novos conselheiros tutelares de João Pessoa. O pleito ocorre das 8h às 17h. Haverá pela cidade um total de 35 pontos de votação, escolhidos de forma estratégica, a nas sete regiões de atuação do Conselho. Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos que estejam com o título eleitoral em situação regular. No dia da votação, é necessário apresentar documento original oficial com foto ou e-título.

O conselheiro tutelar é o profissional responsável por garantir a defesa e os direitos da criança e do adolescente, no município de João Pessoa, quando necessário. Os eleitos atuarão pelos próximos quatro anos.

A eleição ocorre por meio de uma parceria entre as secretarias municipais, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA-JP) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Como votar?

No momento da votação, os eleitores devem apresentar um documento com foto, assim como nas eleições convencionais, com direito a votar em um único candidato, pertencente a uma das sete regiões. Também devem ficar atentos aos locais de votação, que muda de acordo com o candidato escolhido.

  • Clique aqui e confira os números que correspondem a cada candidato
  • Clique aqui e confira a lista com os locais de votação

Papel do conselheiro tutelar

O Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. Atuando em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.

Leia mais:



Relacionadas