Gravado na história: como era o mundo quando João Pessoa foi fundada?
Terceira capital mais antiga do Brasil, fundada em 1585, completa 438 anos neste sábado (5)
Completando 438 anos, João Pessoa passou por diversos momentos da história mundial durante esse período. Entre mudanças na forma de governo, guerras e pandemias, a capital da Paraíba é significado de resistência em meio às ebulições na sociedade brasileira. Mas, você sabe como era o mundo no ano de fundação da terceira capital mais antiga do Brasil?
Brasil colônia
Naquele ano, o Brasil completava 85 anos como colônia de Portugal. O país ainda não vislumbrava sua liberdade do domínio europeu e os nativos eram usados como mão-de-obra escrava para extração, especialmente, do Pau-Brasil.
A morte do Papa
Em 1585, a Igreja Católica tinha como líder o Papa Gregório XIII. O pontífice estava no cargo desde 1573. Contudo, aos 83 anos, Ugo Boncompagni faleceu devido a febres constantes. O Papa ficou conhecido pela criação do “Calendário Gregoriano”, dando início ao chamado “Ano Bissexto”, com a adoção do dia 29 de fevereiro ao calendário ocidental. Para o lugar de Gregório, assumiu o Papa Sisto V.
Guerra entre europeus
Em momentos de tensão na Europa, Espanha e Inglaterra travaram uma guerra por divergências políticas e religiosas entre os dois países. De um lado, os ingleses, liderados pela rainha Isabel I, eram protestantes. Por outro lado, os espanhóis do rei Felipe II, eram adeptos ao catolicismo. Além disso, a grande disputa econômica entre os dois países havia acirrado nos anos anteriores. O confronto durou 19 anos, encerrando em 1604.
Criação de João Pessoa
A cidade foi fundada em 1585. Inicialmente, o local era comandado por tribos indígenas. Contudo, uma excursão portuguesa tomou conta da região. A cidade primeiramente foi chamada de "Nossa Senhora das Neves" e se tornou a terceira capital mais antiga do Brasil.
Antes de possuir o nome atual, a cidade também foi batizada de 'Filipéia', durante a ocupação holandesa no estado. Na sequência, também recebeu o nome de Frederica e Parahyba. O nome de 'João Pessoa' foi oficialmente adotado alguns séculos mais tarde, em 1930, como uma forma de homenagear o governador do estado que foi morto naquele mesmo ano.
Em 2023, o advogado Raoni Vita pediu que um plebiscito fosse realizado para alteração do nome da capital. De acordo com ele, a medida é garantida pela Constituição Estadual. Até o momento, não houve confirmação da realização da votação.
Leia também: