Qual é a idade mínima para crianças em motos? Conheça as regras
De acordo com a legislação, quem desrespeitar as leis estabelecidas está cometendo infração gravíssima
O transporte de crianças em motocicletas deve ser motivo de atenção para os condutores. Quando as regras não são seguidas de forma correta, o perigo de acidentes é constante. De acordo com a legislação, quem desrespeitar as leis estabelecidas está cometendo infração gravíssima; confira como deve ser feito o transporte:
A lei 14071/20, que passou a valer no dia 14 de abril de 2021, altera as regras para transporte de crianças em motocicletas. De acordo com o novo regulamento, a idade mínima para que as crianças possam estar na moto, é de 10 anos. Em caso de infração, a multa é de R$ 293.47, além de responder ao processo de suspensão do direito de dirigir e receber sete pontos na carteira.
Além da idade mínima, é necessário o uso de acessórios de proteção, como: capacete, luvas, roupas apropriadas para a proteção das articulações dos joelhos, tornozelos, cotovelos e mãos.
Para o diretor administrativo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), José Heverardo da Costa Montal, esse as medidas se devem pela vulnerabilidade da criança ao se deslocar em uma moto. “A motocicleta pode ser definida como um veículo com trajetória de geometria instável, desprovido de habitáculo de proteção para os ocupantes, o que a torna pouco recomendável para o transporte de crianças menores. A teoria e a prática mostram o aumento do risco de acidentes quando usamos este veículo, como o demonstra o fato de que seu usuário é o único com curva ascendente de mortalidade”, afirmou.
Na noite da última terça-feira (1º), uma criança de nove anos ficou ferida em um acidente, entre um carro e uma motocicleta, em Gurugi, na cidade de Conde, na Paraíba. O pai dela também se feriu. O acidente aconteceu na PB-008.
De acordo com o sargento Wanderson, do Corpo de Bombeiros, pai e filha estavam na motocicleta, quando foram atingidos por um carro, que vinha atrás deles. Ainda segundo o bombeiro, as vítimas não utilizavam capacetes no momento do acidente.
Leia também: