Luís Ferreira cita "ingratidão" e renuncia Secretaria de Saúde de João Pessoa
O texto traz à tona palavras como "ingratidão" e "injustiça", porém, não especifica a quem se refere ou em que contexto esses sentimentos emergiram
Na manhã deste domingo (6), o secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho, apresentou uma carta de renúncia ao cargo que ocupava. O texto traz à tona palavras como "ingratidão" e "injustiça", porém, não especifica a quem se refere ou em que contexto esses sentimentos emergiram.
Durante o período de um ano e seis meses à frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luís Ferreira Filho implementou ações importantes e foi parte integrante das decisões voltadas à saúde pública na cidade. Ele ocupou o lugar deixado por Margareth Diniz, que ficou no cargo por três meses após a renúncia de Fábio Rocha, em dezembro de 2021.
Na carta de renúncia, Luís Ferreira Filho faz questão de enaltecer membros da gestão municipal, tecendo elogios ao prefeito Cícero Lucena, ao vice-prefeito Léo Bezerra, à secretária executiva Janine Lucena e à diretora de Atenção à Saúde da Secretaria, Aline Grisi. As palavras escolhidas destacam a colaboração e as conquistas conjuntas alcançadas durante sua gestão.
No entanto, a menção de "ingratidão" e "injustiça" despertou questionamentos sobre os motivos que levaram à renúncia do secretário. As entrelinhas da carta podem gerar especulações, mas até o momento não foram divulgadas informações detalhadas sobre as circunstâncias que levaram a essa decisão.
Confira a carta:
CARTA DE RENÚNCIA
Quem tem coragem para fazer o bem, precisa ter sabedoria para lidar com a ingratidão. Precisamos entender que nem todo mundo tem o coração semelhante ao nosso. Fazer o bem sem esperar nada em troca é a melhor forma de se proteger da injustiça. Faça o bem pelo simples prazer de fazê-lo. No final a nossa recompensa não virá dos homens.
A vida muitas vezes é considerada boa quando estamos felizes, na realidade, quando vivemos momentos felizes de forma repetida, já que a felicidade definitivamente não é um estado, e sim um momento, momento esse que você não queria que acabasse. É uma constatação verdadeira, quanto mais felicidade, melhor é a vida. Porém, por motivos não explicáveis racionalmente, a vida fica melhor ainda, transcendental, diria até celestial, quando as pessoas que estão ao nosso lado são felizes. Ajudar alguém transforma muito mais o doador do que o receptor. Amar pelo outro e para o outro é tarefa difícil, mas altamente prazerosa.
Vivi um ano e seis meses à frente da secretaria municipal de saúde, maior desafio profissional que tive na vida. Lutei com todas as minhas forças para fazer o que achava certo e consegui contagiar uma equipe que muito me orgulhou. No final, o secretário faz muito pouco, quem realmente são os agentes transformadores são os funcionários e funcionárias que todos os dias estão presentes e dão os seus melhores para melhorar a vida do pessoense.
Não me deterei às conquistas alcançadas, para que o texto não fique enfadonho, mas gostaria de agradecer ao prefeito Cícero Lucena, que sempre me apoiou e lutou para que nossas ideias fossem colocadas em prática. O prefeito é genial e uma das maiores conquistas que levarei para vida foi ter convivido com ele. Agradeço a Léo Bezerra, cara de coração bom, humildade inigualável e paciência para lidar com vários conflitos que muitas vezes o são delegadas as soluções. Agradeço a Janine Lucena, Alline Grizi e todos que foram superiores a mim no quesito vontade de fazer o melhor. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com vocês.
O ciclo da secretaria se encerra, mas a amizade e admiração pela gestão só cresce. Estarei sempre por perto e serei um defensor fiel da gestão que fiz parte e que admiro imensamente.
Luis Ferreira de Sousa Filho 06/08/2023
Leia também: