TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Baleias-jubarte

Em nove dias, duas baleias mortas são recolhidas de praias na PB; veterinário explica

Casos ocorreram nas cidades de João Pessoa e Lucena

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Em poucos dias, 2ª baleia jubarte é encontrada na Grande João Pessoa
Em poucos dias, 2ª baleia jubarte é encontrada na Grande João Pessoa (Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos)

Em pouco mais de uma semana, duas carcaças de baleias da espécie Jubarte apareceram na orla da Região Metropolitana de João Pessoa. O primeiro caso aconteceu no dia 3 de agosto, na Praia do Sol. O aparecimento mais recente ocorreu no último sábado (12), na praia de Fagundes, localizada em Lucena. A operação de remoção do mamífero foi realizada durante a manhã desse domingo (13).

Para Matheus Marussi, veterinário da Fundação Mamíferos Aquáticos, as aparições se devem pelo tradicional período de reprodução dos animais. Para o especialista, o litoral faz parte da rota reprodutiva da espécie. "O número de indivíduos da espécie vem aumentando. Antes, eram contabilizados cerca de 1000, hoje são cerca de 20.000. Com o número de animais, o número de óbitos também aumenta."

Matheus informa que os animais encontrados não estavam na fase adulta. "Pelo tamanho deles, pensando que, na fase adulta, os animais chegam até 16 metros (de comprimento) e essas carcaças mediam entre 4 a 5 metros, com certeza eram indivíduos filhotes, ou iniciando a fase juvenil."

Por fim, o especialista afirma que não dá para estabelecer com certeza a causa da morte, mas há suspeitas. "As causas podem ser diversas, como a gente pode imaginar a questão da poluição nos oceanos, a colisão com embarcações ou até doenças infectocontagiosas, que os animais podem passar uns para os outros."

Caso encontrem mamíferos marinhos, vivos ou mortos, nas praias a população pode comunicar à Fundação Mamíferos Aquáticos através do número de telefone e WhatsApp (83) 99961-1338. Segundo o órgão, é crucial que especialistas possam investigar essas ocorrências para entender melhor as condições e ameaças enfrentadas por esses animais em seu habitat natural.

Confira a matéria exibida na TV Tambaú:

Leia também:



Relacionadas