Paraíba ocupa 2º lugar em ranking de competitividade no Nordeste
Estado perdeu a liderança que tinha no ranking regional em comparação a 2022
A Paraíba ocupa a segunda posição no ranking de competitividade entre os estados do Nordeste, em 2023. Atualmente, o estado está atrás somente do Ceará e, no cenário nacional, ocupa a13ª colocação. Em relação ao ano passado, a Paraíba caiu uma posição no ranking geral. O levantamento é do Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria e a startup Seall.
O ranking anual leva em consideração dez critérios, entre eles segurança pública, infraestrutura, educação e potencial de mercado. O objetivo da pesquisa é incentivar a competição positiva entre os estados, promovendo justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.
Entre os pilares que servem de parâmetro para o levantamento, o que a Paraíba foi pior classificada foi o capital humano. Esse fator considera, por exemplo, a qualificação dos trabalhadores e o custo da mão de obra no estado. Veja, abaixo, a classificação da Paraíba em cada critério:
- Segurança pública - 3ª
- Infraestrutura - 5ª
- Inovação - 9ª
- Solidez fiscal - 10ª
- Eficiência da máquina pública - 15ª
- Sustentabilidade ambiental - 16ª
- Sustentabilidade social - 18ª
- Educação - 20ª
- Potencial de mercado - 23ª
- Capital humano - 26ª
João Pessoa
A capital paraibana está bem posicionada no ranking de competitividade no Nordeste. Segundo o levantamento, João Pessoa ocupa a quarta posição entre as cidades nordestinas, ficando atrás apenas de Recife, em Pernambuco, e Fortaleza e Sobral, no Ceará.
Confira o ranking de todos os estados brasileiros:
Leia também: